Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

Santa Casa assinala Dia da Padroeira

Na Igreja dos Frades da Ribeira Grande, teve lugar no passado dia 31 de Maio, a festa em honra de Nossa Senhora da Misericórdia, padroeira das Santas Casas da Misericórdia, numa iniciativa da Misericórdia da Ribeira Grande.

Os portugueses sempre a celebraram com muita pompa esta festividade, desde que o rei D. Manuel I, o Venturoso, que governou entre 1495 e 1521, escolheu Nossa Senhora da Visitação a Padroeira da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e de todas as outras Santas Casas do reino.

Por isso, retomando a antiga tradição, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande voltou este ano a assinalar esta festividade, que constitui um compromisso que faz parte dos seus estatutos, cumprindo-se, assim, uma antiquíssima tradição das Misericórdias.

Tudo para perpetuar a verdadeira caridade cristã, iniciada pela Mãe de Deus ao visitar a sua prima Isabel, levando sua amizade e ajuda quando ela mais precisava.

A solene eucaristia foi presidida pelo Capelão da Misericórdia, padre Manuel Galvão, ocasião em que foi benzida uma imagem de Nossa Senhora das Misericórdias, singular oferta do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, ao ex-Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, João Manuel Cabral de Melo, em jeito de homenagem pelo prestante papel por este desempenhado durante 21 anos em que esteve à frente dos destinos da vetusta Instituição de Solidariedade Social da Ribeira Grande.

Os utentes dos Centros de Dia da Santa Casa da Misericórdia, bem como vários populares associaram-se ao acto litúrgico de invocação da padroeira das Misericórdias, como forma de se celebrar condignamente uma data importante para a vida destas instituições eclesiais de solidariedade social.

No final da eucaristia, foram benzidas as rosas, cerimónia que faz parte da memória colectiva do nosso povo, numa devoção específica do dia da Visitação de Nossa Senhora e que acarinha ao longo dos anos com muito fervor, tendo os fiéis depositado rosas brancas junto à mimosa Imagem de Nossa Senhora das Misericórdias, tendo como pano de fundo o Senhor Santo Cristo dos Terceiros.

O Grupo de Animação Litúrgica da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, sob regência de Victor Botelho, emprestou grande solenidade ao ato, embora muito singelo esteve repleto de simbolismo e vivência religiosa.


Relacionado

 

Voltar